REQUERIMENTO: 006/2025

Informações da matéria
Autor: BRUNO FLORENTINO DE OLIVEIRA, DIEGO BASTOS AUGUSTO, ÂNGELO DE MACEDO ALVES e TAYRON CARLOS ALVARENGA
Data: 08/09/2025
Visualizações:
Array
Ementa

REQUER ABERTURA DE COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO - CPI, PARA ANALISAR E AVALIAR OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA ENEL, QUE TEM AFETADO O ABASTECIMENTO DE ENERGIA NO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO.

Justificativa

CONSIDERANDO OS DISPOSITIVOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, A QUAL PREVÊ EM SEU ART. 29 QUE "O MUNICÍPIO REGER-SE-Á POR LEI ORGÂNICA"; ATRIBUINDO COMPETÊNCIA AOS MUNICÍPIOS, EM "LEGISLAR SOBRE OS ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL", CONFORME PREVISTO NO INCISO I, DO ART. 30.

O ART. 31 PREVÊ QUE "A FISCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO SERÁ EXERCIDA PELO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, MEDIANTE CONTROLE EXTERNO, E PELOS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, NA FORMA DA LEI".

CONSIDERANDO QUE O ART. 2° DO REGIMENTO INTERNO PREVÊ QUE "A CÂMARA DE VEREADORES TEM FUNÇÕES LEGISLATIVAS, EXERCE ATRIBUIÇÕES DE FISCALIZAÇÃO EXTERNA, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DE CONTROLE E DE ASSESSORAMENTO DOS ATOS DO EXECUTIVO E PRATICA ATOS DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA". AINDA NO ART. 2° DO REGIMENTO INTERNO, SEU §3° DEFINE QUE "A FUNÇÃO DE CONTROLE É DE CARÁTER POLÍTICO-ADMINISTRATIVO E SE EXERCE SOBRE PREFEITO, SECRETARIAS MUNICIPAIS, MESA DO LEGISLATIVO E VEREADORES; NÃO SE EXERCE SOBRE SERVIDORES ADMINISTRATIVOS SUJEITOS À AÇÃO HIERÁRQUICA"
CONSIDERANDO DISPOSTO A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO/RJ, NO TITULO IV -- DAS COMISSÕES:

ART. 43 - AS COMISSÕES DA CÂMARA SERÃO:
I- PERMANENTES; LI- TEMPORÁRIAS.

ART. 4 - ASSEGURAR-SE-Á NAS COMISSÕES, TANTO QUANTO POSSÍVEL, A REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL DOS PARTIDOS QUE PARTICIPEM DA CÂMARA MUNICIPAL (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 58,§1º)

DEVE-SE RESSALTAR AINDA, A SEÇÃO IV - DAS COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO, PREVISTO NO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE VEREADORES DE ARRAIAL DO CABO/RJ, QUE DISPÕE: ART. 76. AS COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO DESTINAR-SEÃO A APURAR IRREGULARIDADES SOBRE FATO DETERMINADO, QUE SE INCLUSA NA COMPETÊNCIA MUNICIPAL.

ART. 77 - AS COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITOS SERÃO CONSTITUÍDAS MEDIANTE REQUERIMENTO. SUBSCRITO POR, NO MÍNIMO, 1/3 (UM TERÇO) DOS MEMBROS DA CÂMARA (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 58, §3°).
§2° RECEBIDA À PROPOSTA, A MESA ELABORARÁ PROJETO DE RESOLUÇÃO OU DE DECRETO LEGISLATIVO, CONFORME A ÁREA DE ATUAÇÃO, COM BASE NA SOLICITAÇÃO INICIAL.
ART. 78- APRESENTADO REQUERIMENTO, PRESIDENTE DA CÂMARA NOMEARÁ, DE IMEDIATO, OS MEMBROS DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO, MEDIANTE SORTEIO DENTRE OS VEREADORES DESIMPEDIDOS
PARÁGRAFO ÚNICO - CONSIDERAM-SE IMPEDIDOS OS VEREADORES QUE ESTIVEREM ENVOLVIDOS NO FATO A SER APURADO, AQUELES QUE TIVERAM INTERESSE PESSOAL NA APURAÇÃO E OS QUE FORAM INDICADOS PARA SERVIR COMO TESTEMUNHAS.
ART. 79 - COMPOSTA AS COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO, SEUS MEMBROS ELEGERÃO, DESDE LOGO, O PRESIDENTE E O RELATOR.
ART. 80 - CABERÁ AO PRESIDENTE DA COMISSÃO DESIGNAR LOCAL, HORÁRIO E DATA DAS REUNIÕES E REQUISITAR FUNCIONÁRIO, SE FOR O CASO, PARA SECRETARIAR OS TRABALHOS DA COMISSÃO.

DEVE-SE CONSIDERAR QUE O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA É CONSIDERADO UM BEM ESSENCIAL, POIS A EMPRESA ENEL É A CONCESSIONÁRIA DO SERVIÇO PÚBLICO DE ENERGIA, ATUANDO NO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO NA DISTRIBUIÇÃO, TRANSMISSÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA, TENDO COMO DEVER ESSENCIAL GARANTIR A EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS MUNÍCIPES E A CIDADE, A FIM DE ASSEGURAR O FORNECIMENTO DO BEM ESSENCIAL QUE É A ENERGIA ELÉTRICA.

NOS ÚLTIMOS MESES A ENEL TEM SIDO A EMPRESA MAIS RECLAMADA NOS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON, SEJA PELA MÁ QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO, OU ATÉ PELA INTERRUPÇÃO INJUSTIFICADA DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. TAIS RECLAMAÇÕES SÃO ACOMPANHADAS DE PREJUÍZOS MATERIAIS DE DIVERSAS ORDENS SOFRIDOS PELOS CONSUMIDORES E DESCONTINUIDADE OU INTERRUPÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS.

DESTAQUE-SE QUE O ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 PREVÊ QUE AS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PUBLICO, PRESTADORAS DE SERVIÇOS, RESPONDERÃO PELOS DANOS CAUSADOS AOS CONSUMIDORES:

ART. 37. A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DIRETA E INDIRETA DE QUALQUER DOS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS OBEDECERÁ AOS PRINCÍPIOS DE LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA E, TAMBÉM, AO SEGUINTE:
(...)§ 6° AS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PUBLICO E AS DE DIREITO PRIVADO PRESTADORAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS RESPONDERÃO PELOS DANOS QUE SEUS AGENTES, NESSA QUALIDADE, CAUSAREM A TERCEIROS, ASSEGURADO O DIREITO DE REGRESSO CONTRA O RESPONSÁVEL NOS CASOS DE DOLO OU CULPA.

CONSIDERANDO QUE A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DEVERÁ ANALISAR E AVALIAR OS PROBLEMAS OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVOS DOS SERVIÇOS CONCEDIDOS DE ABASTECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO, DESTACANDO-SE: A DISTRIBUIÇÃO, TRANSMISSÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA.

CONSIDERANDO QUE É PAPEL DESTA CASA DE LEIS, BUSCAR MECANISMOS E OS MEIOS NECESSÁRIOS NA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES, UTILIZANDO AS FERRAMENTAS PRÓPRIAS DE CONVOCAÇÕES E CONVITES DE AUTORIDADES, PEDIDO DE INFORMAÇÕES, CÓPIAS DE DOCUMENTOS E VISITAS TÉCNICAS, VISANDO AVALIAR OS INÚMEROS PROBLEMAS RELACIONADOS.

PORTANTO, CONSIDERANDO AS PRERROGATIVAS CONSTITUCIONAIS E REGIMENTAIS DOS PARLAMENTARES DESTA CASA DE LEIS, REQUEREMOS NA FORMA REGIMENTAL, QUE SEJA CONSTITUÍDA UMA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO – CPI, PARA ANALISAR E AVALIAR OS PROBLEMAS OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVOS PELOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA – ENEL, DEVIDO A CONSTATE FALHA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO, SENDO QUE AS INTERRUPÇÕES OCORREM COM FREQUÊNCIA DIÁRIA, VÁRIAS VEZES AO DIA.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
08/09/2025 11:20:09 CADASTRADO 
AGENTE: BRUNO FLORENTINO DE OLIVEIRA
CADASTRADO   
08/09/2025 11:34:23 EM ANÁLISE  ANÁLISE EM ANDAMENTO   
08/09/2025 11:45:13 PAUTA  043ª (QUADRAGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2026) DE 9 DE SETEMBRO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
10/09/2025 09:08:55 VOTAÇÃO ÚNICA  043ª (QUADRAGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2026) DE 9 DE SETEMBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO  Aprovado com requerimento verbal para incluir o prazo de funcionamento de 120 (cento e vinte) dias 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

BRUNO CARUDO

VEREADOR(A)

PSD

Autor

DIEGUINHO

PRESIDENTE

PL

Autor

SHOGUM

VEREADOR(A)

PL

Autor

PROFESSOR TAYRON

1º SECRETÁRIO

PL

Autor

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
REQ_006_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON